A Influenza A (H1N1) chega a uma Pandemia
Na última quinta feira (11/06) a Organização Mundial da Saúde - OMS mudou o nível de alerta da doença Influenza A (H1N1) ou "Gripe Suína", de 5 para 6 (nível máximo), passando a uma pandemia (vírus se alastrou para, pelo menos, duas regiões administrativas distintas designadas pela OMS).
Segundo o Ministério da Saúde - MS do Brasil, tal mudança não implicará em alterações no trabalho que vem sendo executado no país, para enfrentamento da doença (leia as justificativas, clicando aqui). O MS lembra que, os cuidados para a prevenção e controle de doenças de transmissão respiratória são:
- Lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz).
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
- Usar lenço de papel descartável.
- Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar.
- Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 cinco dias após o início dos sintomas).
- Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados). É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
- Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação.
- Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.
Veja mais informações sobre a doença, clicando aqui.
Fonte da Imagem: Site da OMS
0 comentários:
Postar um comentário